quinta-feira, 6 de agosto de 2015

DOCUMENTÁRIO BOMBA ATÔMICA PARTE 2


DOCUMENTÁRIO BOMBA ATÔMICA PARTE 1


TRABALHO SOBRE O FILME OLGA



TRABALHO DE HISTÓRIA
Escola Estadual São Gabriel
Professora: Evanilde Chuva Campos


Aluno:________________________________nº______

Série: 3º ano___ Data:__/___/___ 


O filme conta a história de Olga Benário que nasceu em uma família judia em 
Munique na Alemanha no dia 12 de fevereiro de 1908. Seu pai era advogado e sua mãe uma dama da alta sociedade que não apoiava as ideias revolucionárias da filha. Em 1923, aos 15 anos, Olga entrou para o partido comunista. Em 1926 foi presa por traição e libertada poucas semanas depois. Em 1928 liderou uma missão no Tribunal de Justiça para libertar seu companheiro Otto Braun, comunista e revolucionário que havia sido sentenciado à prisão de Berlin-Moabit. Em 1934 Olga foi designada para uma missão cujo objetivo era levar em segurança ao Brasil o líder comunista
Luís Carlos Prestes. Ambos deveriam se passar por marido e mulher para ajudar no disfarce. Durante a viagem Olga e Prestes se apaixonaram. Devido a influência comunista de Prestes, e da popularidade proveniente da Coluna Prestes, Getúlio Vargas, durante o governo provisório, desenvolveu uma lei de segurança que permitia prender todos aqueles que se opusessem ao governo. Prestes liderou a Aliança Nacional Libertadora acreditando que, tal como a Coluna Prestes, militares, tenentes e comunistas o apoiariam em uma frente política revolucionária comunista, de caráter antifascista e anti-imperialista. O movimento de Prestes se colocava em oposição ao integralismo e a filosofia fascista do governo Vargas, e pretendia a revolução com o apoio da URSS. Este movimento ficou conhecido como Intentona Comunista. Com o fracasso da revolução, Olga e Prestes foram presos e separados. Grávida de Prestes, Olga travou uma batalha contra o governo para ter sua filha no Brasil e não ser deportada para Alemanha nazista, devido ao fato de ser judia. Como uma vingança pessoal de Vargas e Filinto Müller contra Prestes, Olga foi deportada para a Alemanha. Na madrugada de 27 de novembro de 1936, nasceu Anita Leocádia, a filha de Olga e Prestes. Leocádia, mãe de Prestes, fazia uma grande campanha na Europa pela liberdade de Prestes, Olga e Anita. Devido a esta campanha em favor dos direitos humanos, Olga pode ficar com a filha até não poder mais amamentá-la. Quando Anita completou 14 meses foi retirada de Olga, e a avó obteve a guarda da neta. Porém, Olga inicialmente acreditava que Anita poderia ter sido levada pelos nazistas, e só ficou sabendo tempos depois que Anita estava a salvo. Em 1938 Olga foi levada para o campo de concentração de Lichtenburg, e em 1939 para Ravensbrück, o único campo feminino. Em fevereiro de 1942, Olga foi executada na câmara de gás com mais de 200 prisioneiros no campo de Bernburg.. 
Olga viveu no período entre guerras e sofreu pela sua condição de judia. Olga rompeu com a família para se dedicar à causa socialista, unindo-se ao governo revolucionário soviético. Olga, o filme, mostra desde sua saída de casa, ainda jovem, pela incompatibilidade com a postura da família até sua morte (sim, qualquer espectador minimamente informado sabe que ela morreu nas mãos de Hitler e seu regime nazista) numa câmara de gás em 1942. 
O final do filme, com a leitura da última carta de Olga a Prestes e sua filha antes de ir para a câmara de gás, é o final eloquente para uma produção que quis emocionar com a história de uma revolucionária que se descobriu mulher e mãe, mas não esqueceu nunca de crer e lutar pelo que acreditava. Até a sua morte, um capítulo triste da história da humanidade, capítulo que não deve jamais ser esquecido para que não volte jamais a acontecer. 

ATIVIDADE
1. Qual era a nacionalidade de Olga?
2. A que missão Olga foi designada em 1934?
3. Qual a consequência mais imediata da missão acima?
4. O que Getúlio Vargas fez para barrar a influência do comunismo?
5. Como ficou conhecido o movimento de Prestes contra o governo de Vargas?
6.Por que seria terrível para Olga ser deportada para a Alemanha sendo que ela nasceu lá?
7. Por que Olga foi levada para um campo de concentração nazista?
8. Qual foi o fim de Olga Benário?
9. Quem foi Olga Benário?
10. No filme assistido Olga fala sobre a Coluna Prestes, explique o que foi, quem foi Luis Carlos Prestes
11.Por que Getúlio Vargas deportou Olga e aprisionou integrantes da Coluna Prestes?
12.O filme Olga,retrata que fato histórico ocorrido no Brasil em 1935 ?
13.Como Ocorreu a Intentona Comunista ?
14. Quais as características da Alemanha Nazista,que estava presente no Estado Novo ?
15. Como foi apresentada a personagem principal?
16. Relate a parte do filme Olga que mais gostou e justifique sua resposta. 

BOA SORTE E BOM TRABALHO!

domingo, 1 de junho de 2014

TRABALHO 9º ANO FILME A VIDA É BELA

TRABALHO SOBRE O FILME "A Vida é Bela"
ALUNO(A): ________________________________________________ Nº __
SÉRIE: 9º Ano TURMA: _____ PROFª Evanilde  Chuva Campos
INSTRUÇÕES:
¨Valor: 8,0 pontos
¨
A Vida é Bela (1999)
1. Sinopse: O maior mérito de "A Vida é Bela" reside em sua mensagem lírica ao narrar a história da família de judeus separados pela barbárie. No filme o realce dado pelo diretor a relação forte que une pai e filho tocam o coração de todos, mesmo daqueles mais duros ou insensíveis. O filme conseguiu tocar num tema espinhoso sem provocar grandes convulsões pois apesar de apresentar o aprisionamento e a vida de Guido (Begnini) e Giosué (o menino Giorgio Cantarini) num campo de concentração, em momento algum é ofensivo ou agride o espectador com imagens degradantes de violências praticadas contra os prisioneiros e, além disso, satiriza os oficiais alemães e italianos em algumas ocasiões.
2. Contexto Histórico:
Segunda Guerra Mundial a ascensão do regime fascista na Itália e Alemanha.
3. Objetivos: Identificar e caracterizar o totalitarismo e suas práticas segregacionistas.
4. Conteúdo: Nazismo, fascismo e Segunda Guerra Mundial
5. Atividades: 1ª Parte
1. Quais são os personagens centrais do filme? Caracterize-os.
2. Por que o pai esconde o filho dentro do campo de Concentração?
3. Qual é a atitude do pai para proteger o filho da realidade da guerra e da violência? Cite cenas do filme em que isso acontece.
4. Qual jogo o pai inventa para impedir que o filho perceba a violência do campo de concentração?
5. Explique o título do filme. Agora compare com a situação histórica vivida pelo mundo naquela época. Quais as diferenças?
6. Por que o personagem Guido e seu filho são presos? Para onde vão?
7. Qual é a atitude da mãe ao saber da prisão de pai e filho?
8. Como os soldados são apresentados no filme? Essa visão corresponde ao que realmente acontecia? Por que?
9. "A Vida é Bela" é um filme contextualizado na Itália da 2ª Guerra Mundial que nos traz uma mensagem. Qual é essa mensagem?
10. Cite a cena que você mais gostou e por que?

2ª Parte
1.                “A Vida é Bela” é, como seu diretor disse, "um hino ao fato de sermos condenados a amar poeticamente a vida porque ela é bela”. Explique essa frase
2.                 Em quais aspectos a relação entre pais e filhos apresentada no filme se diferencia da relação entre pais e filhos nos dias atuais? Dê exemplos.