quarta-feira, 2 de novembro de 2011

QUESTÕES DE HISTÓRIA DESCRITORES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

TRABALHO DE HISTÓRIA COM PESQUISA NOS CAPÍTULOS :10/13

1)       OBSERVE A TIRINHA ABAIXO. ( descritores de português : D11/D16)

  • A personagem se refere à "Cortina de Ferro", que foi:
A - a linha divisória entre os territórios conquistados pela Espanha e por Portugal, no período da expansão ultramarina.
B - a linha de fronteira estabelecida pelo governo israelense, a fim de separar os territórios judeus das áreas habitadas por palestinos.
C - a muralha de pedra erigida pela Igreja Católica, após a conquista cristã da Terra Santa, no período das Cruzadas, para isolar os mouros dos cristãos.
D - o conjunto de leis de imigração criado pela União Européia com a finalidade de restringir a entrada de imigrantes oriundos da Ásia e da África, nos países da Europa Ocidental.
E - O nome dado por Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, à divisão política européia entre os países de formação capitalista e aqueles sob a influência soviética, após a Segunda Guerra Mundial.

2) VEJA A GRAVURA ABAIXO. ( Descritores de português : D26/ D18/ D16 )

No traço de Belmonte, o mundo é a bola em jogo entre Truman e Stalin. Ilustração de 20-08-46.
Assinale a alternativa na qual se encontra a melhor interpretação do desenho do cartunista brasileiro Belmonte, em relação à situação mundial após a Segunda Guerra Mundial:
A - O desenho de Belmonte sugere o início da Guerra Fria, caracterizado pelo embate entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o capitalista, liderado pelos EUA, que disputaram, pelas décadas seguintes, o predomínio técnico, militar, econômico e político do mundo.
B - A guerra se encerrara em 1945, e os principais aliados vitoriosos, EUA (Truman) e URSS (Stalin), estavam discutindo, em conferências internacionais, tratados de paz para a divisão dos territórios dos países derrotados.
C - O globo do desenho põe em evidência a América do Sul e a África, pois estes seriam os principais focos de disputa entre as grandes potências, já que, neste momento, a divisão européia estava consolidada.
D - O cartunista brasileiro teria cometido um equívoco, pois o governo inglês havia participado de todas as conferências internacionais, sendo um dos "três grandes". Além disso, a criação da ONU, em 1945, havia deslocado a discussão dos problemas mundiais para esse fórum.
E - De aliados, na II Guerra Mundial, EUA e URSS transformaram-se em inimigos. Criaram, em 1946, alianças militares opostas (OTAN e Pacto de Varsóvia); dividiram a Alemanha, com a construção do Muro de Berlim; e iniciaram uma guerra localizada na Coréia.
3) Leia os textos com atenção. ( Descritores de português : D26/ D18/ D16 )
Texto 1
"(...) O recurso ao terror por parte de quem já detém o poder dentro do Estado não pode ser arrolado entre as formas de terrorismo político, porque este se qualifica, ao contrário, como o instrumento ao qual recorrem determinados grupos para derrubar um governo acusado de manter-se por meio do terror".
Texto 2
 Em outros casos "os terroristas combatem contra um Estado de que não fazem parte e não contra um governo (o que faz com que sua ação seja conotada como uma forma de guerra), mesmo quando por sua vez não representam um outro Estado. Sua ação aparece então como irregular, no sentido de que não podem organizar um exército e não conhecem limites territoriais, já que não provêm de um Estado".
("Dicionário de Política" (org.) BOBBIO, N., MATTEUCCI, N. e PASQUINO, G., Brasília: Edunb,1986.)
De acordo com as duas afirmações, é possível comparar e distinguir os seguintes eventos históricos:
I. Os movimentos guerrilheiros e de libertação nacional realizados em alguns países da África e do sudeste asiático entre as décadas de 1950 e 70 são exemplos do primeiro caso.
II. Os ataques ocorridos na década de 1990, como às embaixadas de Israel, em Buenos Aires, dos EUA, no Quênia e Tanzânia, e ao World Trade Center em 2001, são exemplos do segundo caso.
III. Os movimentos de libertação nacional dos anos 50 a 70 na África e sudeste asiático, e o terrorismo dos anos 90 e 2001 foram ações contra um inimigo invasor e opressor, e são exemplos do primeiro caso.
É correto o que se afirma apenas em
A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.
4) Analise os indicadores socioeconômicos da África Subsaariana apresentados na tabela abaixo. ( Descritores de matemática: D31/ D22 /D32)
 

  • A taxa de alfabetização nesses países é alta ou baixa e que dados da tabela sustentam sua resposta?
A)A taxa de alfabetização é baixa. Ela atinge no máximo, 67% da população adulta. 
B) A taxa de alfabetização é baixa. Ela atinge no máximo, 81,5% da população adulta. 
C) A taxa de alfabetização é alta. Ela atinge no máximo, 71,7% da população adulta. 
D) A taxa de alfabetização é baixa. Ela atinge no máximo, 38,7% da população adulta. 
E) A taxa de alfabetização é alta. Ela atinge no máximo, 84,7% da população adulta. 
5)  analise a fonte abaixo com atenção. ( descritores de português : D20/D14) ( Descritores de matemática: D 17)
 
Em 1933, a revista “Time” – como se constata pela reprodução da capa – homenageou, como “Homens do Ano”, Itzak Rabin e Yasser Arafat, Nelson Mandela e Frederik de Klerk, homens que negociaram acordos, extremamente importantes no processo de paz no Oriente Médio e na África do Sul.
  • Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre este processo:
(01) Na África do Sul, as leis racistas do apartheid limitavam os direitos dos negros, a maior parte da população do país.
(02) O crescimento da luta contra o racismo e a forte oposição internacional, contribuíram para que o presidente Frederik
de Klerk libertasse Mandela e revogasse as leis do apharteid, iniciando o processo que traria a paz à África do Sul.
(04) A luta entre judeus e palestinos tornou-se mais intensa com a criação do Estado de Israel. No final da década de 1980, eclodiu a rebelião palestina, conhecida como Intifada, severamente reprimida pelo exército israelense.
(08) Eleito primeiro ministro Itzak Rabin, após meses de negociações assinou um acordo de paz com a OLP, liderada por Yasser Arafat.
(16) Os acordos que estabeleceram a retirada das tropas israelenses da Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jericó, trouxeram a definitiva paz à região onde hoje convivem pacificamente israelitas e palestinos.
(32) O processo de paz na África do Sul pode ser interrompido. Pelas eleições ocorridas em 1999, em virtude do final do mandato do presidente Mandela, os brancos e a política do apartheid voltaram ao poder.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas. A) 32      b) 18   c) 15 d) 3 e) 16
6) Vamos ler,dois textos que nos dão informações sobre a África do Sul. ( descritores de português : D 6/ D11/D16 / 27)

Sobre os textos marque a alternativa correta.
A são textos comparativos  que estão enfocando a diversidade lingüística e o regime de discriminação racial na África do Sul.
B ) são textos informativos que estão enfocando a o processo de colonização européia  e o regime de discriminação racial na África do Sul.
C ) são textos informativos que estão enfocando o francês como a língua mais falada e o regime de discriminação racial na África do Sul.
D) são textos informativos que estão enfocando a diversidade lingüística e o regime de discriminação racial na África do Sul.

7) A partir da observação do mapa dos territórios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias (1967), localize as áreas que deverão ser restituídas aos palestinos conforme o recente acordo de paz entre palestinos e israelenses (1993): ( Descritores de matemática: D 1/D2

A) Sinai e Golan
B) Suez e Jordânia
C) Jerusalém e Jericó
D) Deserto de Neguev e Ácaba
E) Cisjordânia e Gaza
8) Leia o trecho abaixo.

"Hoje, a independência nacional, a formação nacional nas regiões subdesenvolvidas assumem aspectos totalmente novos. Nessas regiões, excetuadas algumas realizações espetaculares, os diversos países apresentam a mesma ausência de infra-estrutura. As massas lutam contra a mesma miséria, debatem-se com os mesmos gestos e desenham com seus estômagos encolhidos o que se pode chamar de geografia da fome".
(Fonte: FANON, Frantz. “Os Condenados da Terra". São Paulo: Paz e Terra. 1968)


O trecho permite afirmar que

A)o período em que os países afro-asiáticos estiveram sobre o domínio dos europeus houve grande desenvolvimento econômico.
B) A independência dos Estados afro-asiáticos trouxe grandes benefícios econômicos e sociais para a população.
C) A grande maioria das áreas colonizadas recebeu de seus colonizadores uma infra-estrutura sanitária  digna de países de 1º Mundo.
D) O legado deixado pelos colonizadores para uma parte dos países afro-asiáticos foi a miséria, a incerteza de um futuro melhor.

9) Leia com atenção . . ( Descritores de português : D26/ D18/ D16 )

"A Conferência Afro-Asiática discutiu os problemas dos povos dependentes, do colonialismo e dos males resultantes da submissão dos povos ao jugo do estrangeiro. A Comissão está de acordo em declarar que o colonialismo, em todas as suas manifestações, é um mal a que deve ser posto fim imediatamente ... Em declarar que a questão dos povos submetidos ao jugo do estrangeiro, ao seu domínio e à sua exploração constitui uma negação dos direitos fundamentais do homem ... em declarar que apóia a causa da libertação e independência desses povos."

A declaração acima foi formulada no (a)

A) Congresso do Atlântico.
B) Conferência de Bandung.
C) Carta das Nações.
D) Tratado de Amizade Afro-Asiático.

10) Analise a citação abaixo. . ( Descritores de português : D26/ D18/ D16 )

"Morre um homem por minuto em Ruanda. Um homem morre por minuto numa nação do continente onde o Homo Sapiens surgiu há um milhão de anos... Para o ano 2000 só faltam seis, mas a Humanidade não ingressará no terceiro milênio, enquanto a África for o túmulo da paz."
                        (NUNES, Augusto. in: jornal O GLOBO, 6.8.94)

A situação atual de instabilidade no continente africano é o resultado de diversos fatores históricos, dentre os quais destacamos o(a):

A) fortalecimento político dos antigos impérios coloniais na região, apoiado pela Conferência de Bandung.
B)  declínio dos nacionalismos africanos causado pelo final da Guerra Fria.
C) acirramento das guerras intertribais no processo de descolonização e que tem suas raízes nas disputas coloniais na África no século XIX.
D) fim da dependência econômica ocorrida com as independências políticas dos países africanos, após a década de 50.
E) difusão da industrialização no continente africano, que provocou suas grandes desigualdades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário