domingo, 13 de fevereiro de 2011

BANCO DE QUESTÕES 2ª GUERRA MUNDIAL

01. Os ataques aéreos às torres gêmeas do WTC em Nova Iorque e ao prédio do Pentágono em Washington, ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, fizeram com que os americanos e a imprensa evocassem o ataque à base militar de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. Explique o que foi o ataque a Pearl Harbor e qual foi a arma utilizada pelos americanos para obrigar à rendição o país que os atacou. Explique também duas diferenças políticas entre o ataque a Pearl Harbor e os ocorridos em 11 de setembro de 2001.

02. No processo histórico da Segunda Guerra Mundial o dia 6 de junho de 1944 é conhecido como o Dia D. Por que o Dia D foi tão importante?

03. Qual a importância histórica da Batalha de Stalingrado na Segunda Guerra Mundial?

04. A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi precedida por intensas articulações que envolveram a diplomacia e os governantes dos países que vieram a participar desse conflito. Nesse contexto de progressiva tensão internacional se deu a assinatura de um pacto de não-agressão entre a Alemanha nazista e a URSS, o que provocou perplexidade e incertezas na opinião pública internacional. Maior perplexidade, contudo, causou a decisão norte-americana de precipitar o encerramento do conflito com o Japão, lançando a bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki.
a. Explique de que maneira o uso da bomba atômica em 1945 influenciou as relações internacionais do período.
b. Cite um argumento para a assinatura do pacto germano-soviético em agosto de 1939.

05. O jornal "O Estado de S. Paulo" publicou: "Apesar de ser um tema recorrente no cinema, na mídia e na literatura, 89% dos brasileiros não sabem o que foi o holocausto (...). Em 14 países pesquisados na Europa e América Latina (...), os brasileiros ficaram na penúltima colocação, com 11% (...). Os dados no Brasil foram coletados pelo IBOPE...". (17.7.2001)
O holocausto foi a perseguição e o massacre de judeus ocorridos no contexto da 2 Guerra Mundial. Sobre o tema cite dois argumentos que os responsáveis pelo holocausto utilizaram na época para justificar seus atos.

06. Por duas vezes na história, em 1812 e em 1943, os russos/soviéticos, sob um inverno rigoroso de menos 30°C, derrotaram potências de tendência expansionista: a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os momentos, os russos/soviéticos adotaram técnicas semelhantes para derrotar os inimigos e foram responsáveis por mudanças decisivas nos rumos da história contemporânea.
a. Explique qual a estratégia utilizada pelos russos, em 1812, e soviéticos, em 1943, para derrotarem os seus inimigos.
b. Qual a importância da URSS na política internacional após a Segunda Guerra Mundial?

07. A charge a seguir retrata de forma crítica a assinatura, em 23 de agosto de 1939, de um pacto de não-agressão.

a. Identifique os personagens do desenho e os países que respectivamente representam.

b. Relacione esse pacto à deflagração da Segunda Guerra Mundial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário