domingo, 13 de fevereiro de 2011

Renascimento

1. Os próprios céus, os planetas e este centro [a Terra]
Respeitam os graus, a precedência e as posições.
Como poderiam as sociedades, Os graus nas escolas, as irmandades nas cidades, O comércio pacífi co entre praias separadas, a primogenitura e o direito de nascença, Os privilégios da idade, as coroas, cetros, lauréis,
Manter-se em seu lugar certo – não fossem os graus?

Estes versos de Shakespeare (da peça Troilo e Cressilda)
revelam uma visão de mundo:

a) moderna e liberal, ao tratarem das cidades, do comércio e, virtualmente, até do novo continente.
b) medieval e aristocrática, ao defenderem privilégios,graus e hierarquias como decorrentes de uma
ordem natural.
c) universal e democrática, ao se referirem a valores e concepções que ultrapassam seu próprio tempo histórico.
d) clássica e monarquista, ao mencionarem instituições, como a monarquia e o direito de primogenitura, que eram características do mundo grecoromano.
e) particularista e elitista, ao expressarem hierarquias,
valores e graus exclusivos da Inglaterra do século XVI.

2. No amplo conjunto de transformações ligadas ao advento do mundo moderno, destaca-se um fenômeno que pode ser chamado Revolução Científica. Tal processo, relacionado ao trabalho de homens como Kepler, Copérnico e Newton, entre outros, levou a profundas mudanças nas concepções acerca da
construção do saber. Considerando-se as condições que tornaram possível
o advento da Revolução Científica, é correto afirmar que:
a) a renovação da ciência foi estimulada pela queda
do absolutismo russo, que abriu a Europa Ocidental
ao contato com o Ocidente.
b) as descobertas da ciência moderna se tornaram viáveis a partir de uma postura de completo rompimento com o passado.
c) o trabalho dos cientistas foi facilitado pelo processo de crescimento da influência exercida pela Igreja Católica.
d) os avanços científicos foram estimulados pelas tendências humanista e racionalista emergentes na época.




3 . Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos,
e essas foram as regiões de onde veio grande parte dos artistas. Adaptado de Peter Burke, O Renascimento italiano.
São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p.64.
a) Cite duas características do Renascimento.
b) De que maneira o ambiente urbano propiciou aemergência desse movimento artístico e cultural?
c) Por que as regiões mencionadas no texto eram as mais urbanizadas da Europa nos séculos XV e XVI?

4. Um peso colossal de estupidez esmagou o espírito humano.A pavorosa aventura da Idade Média, essa interrupção de mil anos na História da civilização.
Ernest Renan. Reminiscências da infância e da mocidade, 1883.
a) Explique a origem, no Renascimento, do termo Idade Média.
b) Forneça dois exemplos de natureza cultural que contradizem o juízo do autor sobre o período medieval.

5.O século XV, apesar de ser considerado como o século da decadência do Renascimento italiano, gerou gênios como Rafael Sanzio e Michelangelo nas Artes plásticas. Na literatura, o grande nome foi Nicolau Maquiavel
(1469-1527), que escreveu um texto antológico na história do teatro ocidental – A Mandrágora – com a qual satirizava a sociedade florentina sobre o poder dos
Médicis. Ele é autor também de um famoso livro que o levou a ser chamado de “Pai da Ciência Política”.
a) Como se intitula esse livro e qual o seu conteúdo?
b) Comente a máxima maquiavélica: “Os fins justificam os meios.”


6. Fernand Braudel considera o humanismo um “impulso” consciente ou inconsciente, uma “caminhada em direção a uma emancipação progressiva do homem”. O humanismo “engrandece o homem, liberta-o, diminui a parte de Deus, mesmo quando não o esquece inteiramente”. O historiador francês distingue três tipos significativos de humanismo na história européia: o do
Renascimento, o da Reforma e, bem longe deles, no século XVIII, o da Revolução Francesa.
Fernand Braudel. Gramática das civilizações. São Paulo: Martins Fontes, 1989 O humanismo renascentista pode ser corretamente identificado por apenas uma das proposições a seguir. Assinale-a.
a) Legitima a violência ao serviço da igualdade, da justiça social, da pátria e do direito.
b) Propõe uma explicação racional do mundo, baseada no empirismo e no método científico.
c) Dialoga com a tradição clássica, reinterpretando os valores greco-romanos à luz das novas preocupações culturais centradas no homem, considerado,
então, o motor do progresso.
d) Reivindica a emancipação do homem por meio da liberdade de comércio, de trabalho, de produção e de concorrência, opondo-se, em conseqüência,a todo tipo de regulamentação e monopólio.
e) Subordina as noções de ordem, equilíbrio e regularidade à crença de que a intuição do artista deve guiar sua produção.

7. Certo gentil-homem francês sempre se assoa com amão; coisa muito avessa a nosso costume. Defendendo seu gesto (e ele era famoso por seus bons
achados), perguntou-me que privilégio tinha esse excremento sujo para que lhe preparássemos um belo pano delicado a fim de recebê-lo e depois, o que é
mais, o dobrássemos e guardássemos conosco; (...) e o costume não me permitiu perceber essa estranheza, a qual, no entanto, consideramos tão horrível quando nos é relatada sobre outro país.
MONTAIGNE, citado por CHARTIER, Roger (Org.) História da vida privada 3: da Renascença ao século das luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p.184 Essa narrativa de Montaigne, nos seus Ensaios, I,XXIII, refere-se às transformações nos costumes entre os séculos XV e XVIII, que se efetuaram na Europa em ritmos e cronologias variáveis. Sobre esse movimento,
é correto afirmar que:
a) as expressões de espontaneidade biológicas, afetivas e emocionais dos indivíduos permaneceram livres do controle coletivo e das proibições
sociais.
b) formas de sociabilidade, tal como o ato de comer à mesa, aceitavam à época comensais com apetites indiscretos, com seus ruídos e humores sem
controle.
c) a aprendizagem das boas maneiras e das máximas morais esteve ausente das preocupações e dos conselhos dos pensadores.
d) houve uma maior adequação às normas, que repousavam nas pressões exercidas pelo grupo mais prestigiado sobre cada indivíduo, mas também, e
cada vez mais, na incorporação das regras sociais por parte deste.
e) a exigência do decoro foi banida das regras sociais, e os indivíduos podiam expor publicamente suas
paixões e suas maneiras de agir na intimidade.


8. Eu te coloquei no centro do mundo, a fim de poderes inspecionar, daí, de todos os lados, da maneira mais
cômoda, tudo que existe. Não te fizemos nem celeste, nem terreno, mortal ou imortal, de modo que assim, tu, por ti mesmo, qual modelador e escultor da própria imagem, segundo tua preferência e, por conseguinte,
para tua glória, possas retratar a forma que gostarias de ostentar.
“Fala de Deus a Adão”. Pico Della Mirandola, Giovanni, A dignidade do homem. São Paulo: GRD, 1988.
O trecho acima reflete as novas idéias introduzidas no ocidente europeu, a partir do século XV, que permitiram o desabrochar de um pensamento mais original em relação às artes, às ciências e ao conhecimento.
Essas idéias podem ser relacionadas ao seguinte processo histórico:
a) Iluminismo c) Reforma Religiosa
b) Renascimento d) Revolução Científica

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