domingo, 30 de janeiro de 2011

HISTORIADOR ESCREVE PASSADO DA INFÂNCIA

HISTORIADOR ESCREVE PASSADO DA INFÂNCIA

            A história das crianças no Brasil começou a ser escrita nos anos 1970. Interessados em conhecer como viviam as famílias e as mulheres em outras épocas, historiadores perceberam que era importante conhecer também o passado das crianças.
            Pesquisando em documentos antigos – jornais, revistas, leis, imagens –, eles descobriram que foram muitas as crianças que viveram em São Paulo desde sua fundação. Revelaram informações importantes sobre as crianças indígenas, escravas e livres, brasileiras e imigrantes. Escreveram a história de meninos e meninas que frequentaram escolas, trabalharam em fábricas, brincaram nas ruas ou foram abandonadas.
            Os historiadores enfrentam dificuldades para pesquisar sobre a história das crianças: muitos documentos se perderam, foram destruídos ou danificados.
            Em 450 anos de história da cidade, há ainda muito a aprender sobre as crianças. Mas os historiadores já mostraram a importância de conhecer o passado da infância e, mais do que isso, a necessidade de refletir sobre o presente e o futuro das crianças na sociedade.

(MOURA, Esmeralda Blanco de. Historiador escreve o passado da infância. Folha de São Paulo, 24 de janeiro de 2004. Caderno Folhinha, p. 5)

  1. Quando foi que a história das crianças começou a ser escrita no Brasil?
  2. Além das crianças, o que mais os historiadores passaram a estudar nessa época?
  3. Quais as fontes utilizadas pelos historiadores para pesquisar a história das crianças em São Paulo?
  4. Quem eram as crianças pesquisadas?
  5. O que as crianças pesquisadas faziam?
  6. Qual a principal dificuldade enfrentada pelos historiadores para realizar esse tipo de pesquisa?
  7. Em sua opinião, por que é importante estudar a história das crianças?

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