domingo, 30 de janeiro de 2011

LENDA RÔMULO E REMO

O trono de Alba Longa, reino na Península Itálica foi usurpado por Amúlio, irmão mais novo do rei Numitor. A filha do rei Réa Sílvia, para que não tivesse filhos, foi transformada pelo tio em sacerdotisa. Contudo, ela teve gêmeos e disse que eram filhos de Marte, deus da guerra.  
Os meninos foram abandonados por Amúlio num barquinho, que, levado pela correnteza do rio Tibre, parou perto do Monte Palatino. Os dois irmãos foram salvos por uma loba que os amamentou e os protegeu. Quando o pastor Fáustulo os encontrou deu-lhes os nomes de Rômulo e Remo e os criou. Já adulto, Remo envolveu-se numa rixa com alguns pastores da região e foi conduzido a Amúlio, que o reconheceu.
Informado por Fáustulo das circunstâncias do seu nascimento, Rômulo dirigiu-se ao palácio e libertou o irmão. A seguir, matou Amúlio, devolvendo o trono o seu avô Numitor. O avô agradecido lhe deu permissão para fundar uma cidade às margens do Tibre.
            Tendo chegado ao Tibre, os irmãos começaram a discutir sobre o lugar em que a cidade deveria ser construída. Remo disse que deveria ser na colina Aventina, mas Rômulo achava que eles deveriam escolher a colina Palatina.
            Por fim, decidiram pedir aos deuses que resolvessem a questão. Segundo a interpretação que eles fizeram dos sinais enviados pelos deuses, o escolhido para fundar a cidade foi Rômulo. Ele começou a marcar a fronteira de sua cidade. Remo observava tudo com uma raiva crescente. Após uma luta de pás e picaretas entre os seguidores de Rômulo e os de Remo, este último foi morto.
            A nova cidade recebeu o nome de Roma, em homenagem a Rômulo, que se tornou seu primeiro rei.

Responda:

a)      Em qual país e continente está localizada atualmente a cidade de Roma?
___________________________________________________________________________
b)     Que atividade econômica, importante nos primórdios de Roma é citada no texto?
________________________________________________________________________________
c)      Identifique no texto uma característica da religião romana.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)     Cite o nome do importante rio às margens do qual foi fundada a cidade de Roma.
___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário